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FORMAÇÕES CONSULMED

CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS DE CONSUMO

O Curso de Mediação de Conflitos de Consumo visa dotar os interessados de aptidões para mediar conflitos de Consumo.

Descarregue a brochura informativa

Brochura

Destinatários

  • Todos os licenciados ou com grau académico superior.
  • Para outros casos contacte-nos.

Saídas profissionais

  • Mediação nos centros de arbitragem de consumo.
  • Integração na lista de mediadores privados organizada pela Direção-Geral da Política de Justiça (Portaria 344/2013, de 27 de novembro)
  • Exercício da mediação privada em escritórios especializados, em escritórios de advogados ou de outras profissões jurídicas

Calendário

  • Setembro – 5/6, 12/13, 19/20, 26/27
  • Outubro – 3/4, 10/11, 17/18, 24/25
  • Novembro – 7/8, 14/15, 21/22, 28/29
  • Dezembro – 5/6, 12/13, 19/20
  • Quintas e sextas, das 18h ás 23h, com pausa para jantar.

Plano curricular

  • A comunicação, o simbólico e o conflito
  • A Negociação tradicional
  • A Negociação cooperativa
  • A mediação e os princípios orientadores da mediação
  • Os aspectos éticos e deontológicos da mediação
  • O mediador e a sua postura, a função dos mediados
  • O papel dos advogados e dos representantes das entidades intervenientes, na mediação
  • A mediação preventiva – deteção e prevenção dos conflitos e a mediação resolutiva
  • Os modelos
  • As fases do processo de mediação e a sua prática
  • As técnicas em mediação
  • As especificidades da mediação de consumo
  • Direito do consumo, Nacional e Comunitário
  • Lei de defesa do consumidor
  • Os Julgados de paz: o seu surgimento, a sua evolução e o seu funcionamento
  • Outros meios alternativos de resolução de conflitos

Metodologia

Será utilizada uma metodologia expositiva com teorização, contrabalançada por metodologias ativas, que apelam à prática, ao desempenho e vivência de situações através da utilização de técnicas ativas, nomeadamente: troca de experiências, role playing, exercícios práticos e autodiagnósticos visando uma visão mais clara das capacidades dos formandos e suas competências, análise de estudos de caso e exploração de situações concretas das práticas profissionais dos participantes. Todas as técnicas aplicadas visam a tomada de consciência por parte dos formandos da atuação em situação real, identificando os seus pontos fortes e estabelencendo objetivos de progresso ao nível da eficiência e eficácia profissional.

Corpo Docente

  • Dr. Carlos Carvalho Cardoso – Jurista, Mediador e Diretor Executivo do Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa.
  • Dra. Carla Fidalgo de Matos – Coordenadora Executiva do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, Advogada, Mediadora de Conflitos e Formadora.
  • Professora Doutora Susana Henriques – Professora Universitária na Universidade Aberta e Investigadora.
  • Dra. Célia Nóbrega Reis – Presidente da Direção da Federação Nacional de Mediação de Conflitos, Advogada, Mediadora de conflitos e formadora.
  • Outros formadores convidados

Condições

INSCRIÇÃO – 150€
PROPINAS – 1500€

Poderão ser pagas em 4 prestações mensais no valor de 375€ cada, sendo que a 1ª prestação deverá ser paga em Setembro e a última em Dezembro.

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