A CONSULMED é uma associação nacional, de natureza privada, sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça, vocacionada para a resolução de conflitos sem recurso aos tribunais.
A CONSULMED é fundadora da Federação Nacional de Mediação, sendo membro do seu Concelho de Fundadores.
A CONSULMED é formada por um quadro de profissionais multi-disciplinares especializados na resolução de conflitos.
A CONSULMED tem como objectivos:
– Fornecer aos cidadãos um recurso social mais amplo, célere e cooperativo, que fomente o diálogo e propicie a sua sustentabilidade;
– Estabelecer parcerias com entidades interessadas que queiram participar no emergir de uma nova cultura de comunicação, de cooperação e de justiça das pessoas;
– Realizar palestras, seminários, cursos de formação, workshops e consultorias, no âmbito da resolução dos conflitos; – Divulgar a mediação e chegar ao cidadão comum que ainda desconhece este método alternativo, fornecendo-lhe mais um meio de solucionar os seus problemas.
A CONSULMED, pretende implantar um novo modelo de actuação neste domínio, a MEDIAÇÂO de PROXIMIDADE. Modelo este direccionado às populações, e sendo concretizado, através da efectivação de parcerias com todas as entidades que lhes estão mais próximas, como as Juntas de Freguesia, as Associações de Bairro, as Associações Culturais, as Escolas, as Empresas de Condomínio e outras organizações.
A CONSULMED não fica à espera que o cidadão se desloque até si, a CONSULMED desloca-se até ao cidadão, estando ao seu dispor nos locais em que habita.
Mensagem do Presidente
No próximo dia 3 de abril de 2023 atingiremos os 16 anos de existência.
Ao longo de todos estes anos muito contribuímos para a implementação dos meios alternativos de resolução de conflitos em Portugal, quer através da prática da mediação, quer através da formação de mediadores de conflitos.
Ao longo de todo o país, em parceria com conceituadas instituições académicas e autárquicas, formámos centenas de mediadores, contribuindo para a desjudicialização da justiça e para a tão almejada paz social.
Aqui chegados, continuamos a inovar.
Na prática diária enquanto Diretor Executivo do Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa e o contacto com profissionais de outras áreas, fez-me notar que estes carecem das ferramentas que transmitimos nos nossos cursos de mediação de conflitos. Refiro-me aos profissionais do setor da Saúde e aos profissionais que no seu dia-a-dia trabalham com os consumidores, como são bom exemplo disso aqueles que trabalham nos centros autárquicos de apoio ao consumidor.
Para isso, criámos cursos inovadores e únicos em Portugal: apresentamos pela primeira vez no nosso país oferta formativa àqueles que trabalham na área da Saúde e do Consumo.
O Curso de Mediação na Saúde, visa habilitar os profissionais do setor a mediar, mas, acima de tudo, a interiorizarem conceitos que lhes permitirão melhorar a comunicação, melhorando assim o relacionamento entre profissionais e estes com os utentes.
O Curso de Mediação de Consumo, habilitará todos aqueles que nos centros de informação autárquica, nos centros de arbitragem e noutros organismos, trabalham com questões ligadas ao consumo. Estes cursos serão ministrados por profissionais de excelência, porque sempre privilegiámos a qualidade e porque ela é fundamental para a boa imagem e para o sucesso de implementação dos meios alternativos de resolução de conflitos, em Portugal.
A Consulmed tem um novo “site”, mais dinâmico, mais intuitivo e graficamente melhorado. Nele poderão encontrar toda a informação de que necessitam sobre os nossos cursos, para além de se poderem manter a par de todo o estado da arte, no que concerne aos meios extrajudiciais de resolução de conflitos.
Neste início de 2023 apostámos no crescimento e na melhoria, porque sem eles não poderemos oferecer a todos o que esperam de nós: qualidade e diversificação das nossas ofertas.
Ainda, numa lógica de fomento da formação contínua, retomaremos já no próximo dia 27 de fevereiro as nossas “Jornadas de Mediação”. Partilharemos experiências da prática da atividade, avivaremos conceitos, para que os mediadores continuem a observá-los e, bem assim, a prestar um trabalho de qualidade. Simularemos mediações, para que aqueles com menos prática a possam adquirir.
A nossa missão é contribuir para a desjudicialização dos tribunais, para a qualidade de vida das pessoas, para que exista mais bem-estar e para o atingir da tão almejada paz social. São estes os desígnios pelos quais lutam os mediadores de conflitos.
Como membro fundador desta associação e como presidente da Direção, cumpre-me agradecer a todos aqueles que trilharam este caminho connosco. Aos nossos formadores que tanto nos honraram e continuarão a honrar com a sua competência técnica e humana. Aos nossos formandos, aqueles que escolheram a Consulmed para iniciar a sua caminhada como mediadores de conflitos, a todos a Consulmed agradece de forma penhorada.
Sabemos que continuaremos juntos, todos! Porque todos somos uma família. A família Consulmed.
Um abraço amigo.
Carlos Carvalho Cardoso
Presidente da Direção
Orgãos
Direcção:
Carlos Cardoso
Presidente
Carla Matos
Vice-Presidente
Ana Felícia Santos
Secretário
Mesa da Assembleia Geral:
Maria Inês Begonha
Presidente
Katian Ramos Caria
Vice-Presidente
Raquel Viegas
Secretário
Conselho Fiscal:
Ilda Gonçalves João
Presidente
Sofia Palminha
Relator
Maria João Ferreira
Secretário