Porquê a Mediação?

Porque como meio alernativo de resolução de conflitos, permite ao cidadão resolver os seus próprios conflitos sem recurso aos tribunais judiciais.

Ao recorrer a este meio de justiça, o cidadão é investido de poder para resolver o conflito que o opõe a terceiros. São por isso as partes que, com a ajuda de um mediador certificado, chegam a uma solução amigável para o seu problema.

Venha conhecer esta nova realidade. Contacte-nos!

 
HomeActividadesMediação

Mediação

Mediação, o que é?

É um procedimento:

Voluntário;
Informal;
Confidencial;
Cooperativo;

Que promove a resolução de um conflito, entre duas ou mais pessoas;


O Mediador é:

Um facilitador imparcial, que através das suas técnicas, ajuda as pessoas a comunicarem, e a identificarem os seus interesses, com vista a obterem um acordo que satisfaça plenamente a ambos.

O Acordo:

É redigido por escrito pelas partes, podendo contar com o auxílio do mediador caso assim o pretendam, e expressa as suas vontades e os seus interesses.

Vantagens da mediação de proximidade:

Baixo custo financeiro;
Celeridade na resolução do conflito;

Proximidade ao cidadão, com os mediadores da CONSULMED a deslocarem-se aos bairros para prestar o seu serviço de mediação, abrangendo desta forma localidades e populações que ainda não dispõem da mediação;

Eficácia dos resultados;

Garantia de privacidade e sigilo;

Redução do desgaste emocional;

Promoção de ambientes cooperativos, transformando e melhorando os relacionamentos entre as pessoas, fomentando a paz social.


Tempo que leva o processo de mediação:

Em média tem a duração de 1 mês a um mês e meio. Poderá no entanto, ir até dois meses, dependendo do grau de dificuldade do conflito.

Quanto tempo tem a duração de cada sessão:

Dura de 60 a 90 minutos. Dependendo da dificuldade do conflito, poderá ser necessário uma ou mais sessões, até se chegar à resolução do conflito.


Onde funciona:

Rua Ferreira de Castro, Lote 387 – Loja A (traseiras)  

1950-134 Lisboa

Em alternativa contacte a “Consulmed”, poderemos deslocar-nos ao local.


Tipos de conflitos que podem ser resolvidos pela mediação:

Conflitos de vizinhança (como por exemplo problemas de condomínio);

Conflitos familiares, chamada de mediação familiar. (Relacionados com regulações do poder paternal, incumprimentos, partilhas de bens por divórcio ou por herança, etc);

Conflitos de consumo (podendo envolver, por exemplo, compras/vendas, prestações de serviços etc);

Conflitos escolares (qualquer tipo de conflito que possa envolver pais/professores, crianças/professores, crianças/pessoal auxiliar, crianças/crianças);

Conflitos laborais;

Qualquer outro tipo de conflito que não tenha sido mencionado anteriormente, é favor de colocar à consideração da CONSULMED.

Editorial

A Consulmed tem uma nova sede.

Depois de mais de 10 meses em busca de uma solução para a questão da falta de um espaço para desenvolvermos os nossos projetos, conseguimos, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, encontrar uma nova casa.

Composta por 5 salas espaçosas, a nossa sede situa-se junto ao Parque da Bela Vista em Lisboa, numa zona sossegada e por isso local previlegiado para a boa prática da mediação de conflitos.

Impõe-se aqui deixar uma palavra de agradecimento à C.M.L. e em particular à Sra. Vereadora do Pelouro da Habitação e Ação Social, Arquitecta Helena Roseta, que numa visão vanguardista aderiu ao nosso projeto, entendendo ser bom para Lisboa e para os cidadãos, a criação de meios alternativos de resolução de conflitos.

Depois da necessária requalificação do espaço, poderemos voltar à nossa atividade regular, dando continuidade às “Jornadas de Mediação” (para o público em geral) e aos “Encontros de Mediação” (para os mediadores que queiram partilhar experiências).

Vamos já no próximo mês de março iniciar mais um curso de mediação familiar, já reconhecido pelo Ministério da Justiça, que se realizará nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa, nosso parceiro.

Muito em breve iniciaremos mais um curso de mediação de conflitos que habilitará mediadores a prestar serviço no âmbito dos Tribunais dos Julgados de Paz.

Temos projetos muito ambiciosos que esperamos poder concretizar.

Pretendemos, sem querermos ser pretensiosos, inovar nesta área dos meios alternativos de resolução de conflitos, onde há muito por fazer e onde muito já fizemos.

Gostariamos de poder contar com as centenas de mediadores de conflitos que querem trabalhar em prol da comunidade e que por diversas razões não conseguem exercer a atividade.

Convido-vos a todos a deixar sugestões ou comentários, tanto neste nosso “site”, como na página da Consulmed no Facebook.

Só com a ajuda de todos, mediadores e público em geral, poderemos continuar a crescer e a melhorar, contribuindo a final para uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Só com a vossa ajuda poderemos trabalhar para conseguir a tão almejada paz social.

Um abraço amigo.

 

Carlos Carvalho Cardoso

Presidente da Direção

Carlos Cardoso

Newsletter Consulmed

Receba as novidades

Parcerias

logoiscad logogebalis5 barreiro camara municipal INSTITUTO-POLITECNICO-DE-CASTELO-BRANCO Logoess-ips LogoFigueirodosvinhos logoIPL LogoUAL

Free business joomla templates