Porquê a Mediação?

Porque como meio alernativo de resolução de conflitos, permite ao cidadão resolver os seus próprios conflitos sem recurso aos tribunais judiciais.

Ao recorrer a este meio de justiça, o cidadão é investido de poder para resolver o conflito que o opõe a terceiros. São por isso as partes que, com a ajuda de um mediador certificado, chegam a uma solução amigável para o seu problema.

Venha conhecer esta nova realidade. Contacte-nos!

 
HomeActividadesMediação

Mediação

Mediação, o que é?

É um procedimento:

Voluntário;
Informal;
Confidencial;
Cooperativo;

Que promove a resolução de um conflito, entre duas ou mais pessoas;


O Mediador é:

Um facilitador imparcial, que através das suas técnicas, ajuda as pessoas a comunicarem, e a identificarem os seus interesses, com vista a obterem um acordo que satisfaça plenamente a ambos.

O Acordo:

É redigido por escrito pelas partes, podendo contar com o auxílio do mediador caso assim o pretendam, e expressa as suas vontades e os seus interesses.

Vantagens da mediação de proximidade:

Baixo custo financeiro;
Celeridade na resolução do conflito;

Proximidade ao cidadão, com os mediadores da CONSULMED a deslocarem-se aos bairros para prestar o seu serviço de mediação, abrangendo desta forma localidades e populações que ainda não dispõem da mediação;

Eficácia dos resultados;

Garantia de privacidade e sigilo;

Redução do desgaste emocional;

Promoção de ambientes cooperativos, transformando e melhorando os relacionamentos entre as pessoas, fomentando a paz social.


Tempo que leva o processo de mediação:

Em média tem a duração de 1 mês a um mês e meio. Poderá no entanto, ir até dois meses, dependendo do grau de dificuldade do conflito.

Quanto tempo tem a duração de cada sessão:

Dura de 60 a 90 minutos. Dependendo da dificuldade do conflito, poderá ser necessário uma ou mais sessões, até se chegar à resolução do conflito.


Onde funciona:

Rua Ferreira de Castro, Lote 387 – Loja A (traseiras)  

1950-134 Lisboa

Em alternativa contacte a “Consulmed”, poderemos deslocar-nos ao local.


Tipos de conflitos que podem ser resolvidos pela mediação:

Conflitos de vizinhança (como por exemplo problemas de condomínio);

Conflitos familiares, chamada de mediação familiar. (Relacionados com regulações do poder paternal, incumprimentos, partilhas de bens por divórcio ou por herança, etc);

Conflitos de consumo (podendo envolver, por exemplo, compras/vendas, prestações de serviços etc);

Conflitos escolares (qualquer tipo de conflito que possa envolver pais/professores, crianças/professores, crianças/pessoal auxiliar, crianças/crianças);

Conflitos laborais;

Qualquer outro tipo de conflito que não tenha sido mencionado anteriormente, é favor de colocar à consideração da CONSULMED.

Editorial

A Consulmed fez no passado dia 3 de abril 12 anos de existência.

Foram 12 anos a formar mediadores de conflitos um pouco por todo o país e são várias centenas aqueles que abraçaram connosco e através de nós a atividade de mediador de conflitos.

É uma caminhada de que muito nos orgulhamos. Portugal adotou os meios alternativos de resolução de conflitos e a Consulmed para tal muito tem contribuído.

Formámos descentralizadamente, para que a população de todo o país pudesse ter acesso a mais e melhor justiça. Para que em cada localidade houvesse um mediador a ajudar quem dele precisasse.

Estivemos em Leiria, em Figueiró dos Vinhos, no Funchal, em Lisboa e em muitas outras localidades.

Os nossos parceiros foram quase sempre instituições de ensino superior e isso ajudou-nos a manter uma qualidade superior nos nossos cursos.

Ao percorrermos o país conhecemos muitas pessoas que muito contribuíram para que também nós continuássemos a enriquecer como seres humanos. Por todos os lados por onde passámos colhemos mais ensinamentos e, por isso, ficámos mais ricos.

Ao perfazermos uma dúzia de anos de existência sentimos que cumprimos a nossa missão e que a continuaremos a cumprir, sempre com elevados índices de qualidade que nos são emprestados pelos nossos formadores e pela dedicação dos nossos formandos.

A nossa missão é contribuir para a desjudicialização dos tribunais, para a qualidade de vida das pessoas, para que exista mais bem-estar e para o atingir da tão almejada paz social. São estes os desígnios pelos quais lutam os mediadores de conflitos.

Como membro fundador desta associação e como presidente da sua Direção, cumpre-me agradecer a todos aqueles que trilharam este caminho connosco. Aos nossos formadores que tanto nos honraram e continuarão a honrar com a sua competência técnica e humana. Aos nossos formandos, aqueles que escolheram a Consulmed para iniciar a sua caminhada como mediadores de conflitos, a todos a Consulmed agradece de forma penhorada.

Sabemos que continuaremos juntos, todos! Porque todos somos uma família. A família Consulmed.

Um abraço amigo.

Carlos Carvalho Cardoso

Presidente da Direção

Talking about mediation

Newsletter Consulmed

Receba as novidades

Parcerias

logoiscad logogebalis5 barreiro camara municipal INSTITUTO-POLITECNICO-DE-CASTELO-BRANCO Logoess-ips LogoFigueirodosvinhos logoIPL 

Free business joomla templates